quinta-feira, 19 de março de 2020

CONSTRUINDO ALICERCES DURADOUROS



ÚLTIMA PARTE
Filipenses 1.21-25
           
Como vimos até aqui muitas descobertas e desafios foram apresentados. Creio que você ficou pensativo e maravilhado assim como eu. Mas uma pergunta não sai da minha mente. Como o caráter e dons podem andar juntos e um apresentar o outro já que muitas comunidades ou dão ênfase em um ou no outro?! E quando falo dos dons refiro-me a todos inclusive ao de línguas.
            Uma coisa que precisamos entender é que caráter produz dons e este por sua vez produz mais aperfeiçoamento do caráter na vida da pessoa. Um caráter verdadeiro produz sempre produzirá mais dons e este por sua vez exigirá mais caráter. Um completa o outro, um não anda sem o outro, não se desejarmos mesmo ter a mente de Cristo e com ela os dons espirituais.
            No Velho Testamento um dos homens dos quais podemos citar como exemplo é Daniel, preparado pela mais alta corte, treinado para ter todas as condições de administrar além de conhecer bem as leis e o governo daquela nação. Mas olhe que maravilhoso, ele mesmo diante de tantos inimigos, nenhum deles conseguiu encontrar alguma falha de impropriedade moral. Corajoso, íntegro, capaz de dar sua própria vida para não abrir mão das suas convicções religiosas. Ele dentro de toda a sua integridade de um caráter de aliança foi dado a ele as mais lindas visões e experiências espirituais do Velho Testamento. Vejamos: Teve uma visão nítida de Jesus nos céus (Dn 7), Teve visões das gerações futuras e do futuro (Dn2), Foi visitado e conversou com os mais importantes anjos (Dn8,9 e 10). Foi resgatado das garras de leões (Dn 6), isto é uma nítida verdade de que há uma necessidade de caráter e dons.
            Por fim, gostaria de mencionar a relação amor e dons. A carta de (1 coríntios 12-14), nos traz a mais linda manifestação onde a aliança (caráter) e as manifestações sobrenaturais. Se lermos os capítulos sem os títulos mais como um tema geral (uma unidade), ou seja, toda a apresentação dos donsnos é dada dentro de um contexto de vida em comunidade, afinal de contas, o propósito dos dons é edificar o corpo, promovendo amor, unidade e edificação. Precisamos entender que ao receber um dom, por mais que seja individual ele deve ser para o bem da comunidade.
            Precisamos entender que estes capítulos nos ensinam que os dons do Espírito não podem ser separados do nosso amor pelos irmãos. A manifestação mais linda desse amor são os dons sobrenaturais.
            Portanto qualquer manifestação dos dons tem que estar sobre o controle do caráter, por isto o propósito da autoridade no meio da comunidade é promover, facilitar o fluir do espírito e não apagá-lo. A melhor resposta para o mau uso não é não usá-lo mas sim o uso apropriado.  Precisamos de autoridade sadia, e não da sua rejeição. A aliança exige que abracemos as qualidades boas tanto das manifestações miraculosas do Espírito Santo quanto das qualidades de integridade.
            (Meditação extraída do livro relacionamentos de Aliança. Asher Intrater).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço visa receber comentários e dúvidas sobre os assuntos propostos neste blog, podendo ou não ser respondido.