ESTUDO DO LIVRO DE APOCALIPSE ( ALINHANDO A NOIVA)
CARTA ÀS IGREJAS
Pr. Jaime Lamoglia Junior
“Uma linda carta de amor do noivo (Jesus), para a sua noiva eterna (Nós a Igreja) ”.
CAPÍTULO 02: 1 A 7 – IGREJA DE ÉFESO
João mais
uma vez começa mostrando que há um direcionamento para o que há de escrever e
revelar. Jesus o Cordeiro de Deus o Senhor do Senhores que detém as sete
estrelas (anjos) e anda no meio dos sete candeeiros é o seu avalista. Ele
mostra haver um direcionamento, “ao anjo da igreja” e como
consequência a toda a igreja de Éfeso.
Precisamos
ter em mente que o Noivo sabe o que faz e como anda a noiva, mesmo diante da
sua ausência física. Ele mostra que a Noiva não está sozinha, desamparada a
mercê da sorte, há o cuidado do Espírito Santo para com a Noiva e se levarmos
em consideração que o anjo da igreja seja o Pastor ou líder (aqui precisamos aprender que nada mais são
do que amigos do noivo). A eles foi dado a honra e privilégio de
representar o noivo enquanto ele prepara o grande encontro final. Mas
não podemos deixar de crer que devido a importância dos anjos em todo o
apocalipse, seja realmente endereçada a esse mensageiro da igreja de Éfeso.
Seja qual for sua interpretação o Noivo mostra que mesmo ausente fisicamente
ele está no controle e sabe de todos os passos da Noiva a Igreja.
Éfeso é uma
igreja perseverante e lutadora. Ela provou os que se diziam apóstolos e os
desmascararam, ela tem como seu mérito a perseverança e o suportar das provas
em nome de Jesus. Ela não é fraca doutrinariamente. Ela está bem alicerçada na
Palavra ensinada pelos apóstolos. Mas ela tinha um problema que precisava ser
revista urgentemente. Este é o alinhamento que o Noivo deseja da Noiva antes
dos embates que haverão de vir. “ELA ABANDONOU O PRIMEIRO AMOR”.
Talvez pelo
fato do percurso no dia a dia e no enrijecimento
visando a preservação da doutrina
a todo custo, o aquecer do coração
foi esfriado. Creio que sua luta foi tão intensa e diária em preservar
a doutrina dos apóstolos que ela se tornou mecânica e não mais sensível.
O fogo do primeiro amor deu lugar à doutrina de tal forma que passaram a ser guardiões e não mais proclamadores apaixonados,
abrindo mão assim com o tempo, do primeiro amor e da consequente obra em favor
do próximo. Uma noiva que contava mais com a força do seu braço do que com o
amor misericordioso do Noivo para com os pecadores. Ela sentou-se sobre a
doutrina e perdeu o real motivo da sua existência como noiva, viver
intensamente seu amor pelo Noivo, aquele amor que acelera o coração, do que
nada mais importa, do brilho no olhar, da certeza de que é correspondido,
amada, acalentada, apaixonante e apaixonada, tudo é por Ele, para Ele e que sem
Ele nada tem sentido, valor por quem lutar e defender. É o amor que move a Noiva
todos os dias a desejar a volta do seu noivo, lindo, reluzente, esplendoroso,
vitorioso, vestido lindamente para o encontro com sua amada e ela, de igual
forma, o espera apaixonada, vibrante, vestida com vestes nupciais para o grande
e maravilhoso dia, forte convicta, mas que jamais perde sua essência. Por isto
ao Anjo da igreja é escrito, para trazer alinhamento a Noiva que aguarda o
grande e triunfal dia do Senhor.
O Noivo
visando acordá-la e alinha-la, resolve chama-la ao arrependimento, ver em que
ponto da sua história, ela deixou cair o seu primeiro amor e se arrepender e
voltar. O Noivo provoca sua Noiva a sair do estado de letargia, de acomodação
enrijecida e deixa claro que se não houver retorno se a chama do primeiro amor
não for reacendido com intensidade e pureza e força, ela seria removida.
“A igreja de Éfeso sabia bem o que
significava ser movida, pois a cidade em função das obstruções do rio Caister
fora removida a lugares mais remotos”. Creio que ao propor tamanha
atitude drástica pelo Noivo à Noiva, Ele desejava tira-la do estado de conforto
doutrinário e levá-la de volta o mover do primeiro amor. Sacudir a Noiva para
acorda-la, pois o que haveria de acontecer estava próximo e ela precisava estar
preparada, pois as tamanhas batalhas e tribulações só serão suportadas por
aqueles que de fato estão apaixonados como no primeiro amor pelo Noivo.
Tal ação só
não aconteceu porque Éfeso (a igreja) tinha a seu favor o não suportar a doutrina
dos Nicolaítas, algo bem comum em seu meio da cidade de Éfeso, “Obras de Balaal e Jesabel tais como
prostituição, prazeres propostos por seus ambientes pagãos”.
Tal
obediência era o que se esperava da Noiva para com o Noivo, e que daria a ela o
comer da árvore da vida onde seu amor, seus ensinamentos e sua fidelidade
seriam eternas assim como o Noivo é eterno!
ESTUDO DO LIVRO DE APOCALIPSE
Pr. Jaime Lamoglia Junior
“Uma linda carta de amor do noivo (Jesus), para a sua noiva eterna (Nós a Igreja) ”.
CAPÍTULO 01: 1 A 3
A Primeira coisa que precisa ficar claro é que este livro foi escrito para os SERVOS, ele foi endereçado diretamente a nós. Portanto, creio que toda a sua mensagem e conteúdo está direcionada à Noiva, para que não desista, não duvide, não se venda, mas continue firme, alicerçada, preparada. Mais que isto, acredito que é uma linda carta de amor do noivo para sua noiva. Ela não é uma revelação de peso para os servos, mas um lindo mapa do noivo para a sua noiva a Igreja. (Confira, Ap. 1:1).
João recebe esta revelação como uma NOTIFICAÇÃO (Notificação é algo que recebemos para que se torne conhecido, para que tomemos providência de um determinado assunto, transcreve o que há de acontecer, comunicar, predizer), e para João e a Noiva ainda há mais uma importante questão que os envolve. “Tudo o que viu segundo a Palavra de Cristo e seu testemunho será atestado”, (comprovado, verdadeiro).
Portanto todo SERVO que lê, ouvir as palavras dessa profecia e as guardar será bem-aventurado. (Confira Ap. 1:3). Apocalipse não é um livro de revelações, mas da REVELAÇÃO do amor do Noivo (Jesus), em favor da sua Noiva (a Igreja).
CAPÍTULO 01: 4 A 8
João endereça esta notificação às sete igrejas da Ásia e para que não haja nenhuma dúvida quanto ao seu chamado ou quando da mensagem de REVELAÇÃO dada a ele e endereçada aos servos à Igreja, ele procura chancelar seu chamado através:
1) Do Eu Sou (vs.4)
2) Dos Sete Espíritos (Confira Isaías 11:2). São Eles: Espírito do Senhor, da Sabedoria, do Entendimento, do Conselho, da Fortaleza, do Conhecimento e do temor. (v.4)
3) Através do Filho (v.5)
João dá uma atenção especial ao falar do Noivo (Filho, Jesus), ele reforça o amor de Deus expresso em Cristo que através do Seu sangue nos libertou dos nossos pecados. Ele o exalta como o primogênito dos mortos, afirma ser Ele o soberano dos reis da terra, ser aquele que nos constitui reino e sacerdotes para Deus o Pai, cujo domínio e toda glória será pelos séculos dos séculos.
Portanto sua vinda será visível, tanto para os Servos quanto para os não servos, as tribos lamentarão sobre Ele (Confira Mt. 24:29 a 31 e Zc 12:10 a14) ), aquele que é o Alfa (princípio de todas as coisas) e o ômega (O fim último de todas as coisas) há de vir, sua volta e seu triunfo serão inevitáveis e inegável. O Justo Juiz virá com poder e glória, virá para a sua Noiva e nada poderá deter este lindo encontro de amor eterno! Oh! Igreja (sevos) o Seu noivo virá GLORIOSAMENTE! (v.7,8).
CAPÍTULO 01: 9 A 20
João faz questão de deixar sua localização, ele se encontra na Ilha de Pátmos (usada para banir os prisioneiros do Império Romano), provavelmente no final do governo de Nero ou durante o governo de Domiciano, o que muitos concordam ter sido por volta de 95 d.C. Mas a grande verdade é João deixa bem claro sua lucidez mesmo estando em espírito e do que estava por descrever em nome do Senhor.
A ele é dado a partir de uma voz de grande trombeta a ordem para que escreva às sete igrejas da Ásia (Éfeso, Esmirna, Pérgamo,Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia). João ao voltar-se, ele vê os sete candeeiros de ouro (Confira Ex. 25:37), aqui representa as sete igrejas e no meio ele vê um semelhante ao Filho do Homem (Confira Ez. 1:26), com vestes talares (Confira Dn. 10:5).
João tem o privilégio de contemplar assim como Daniel o Cristo glorificado. João tem uma visão única, poderosa, magnífica, esperançosa, ele vê o Cristo vitorioso. Ele o vê como Senhor, Filho, como aquele que é o Alfa e o Ômega, que vive e reina, que tem as chaves da morte e do inferno, cuja glória é e será eterna, vitorioso e único digno de toda a adoração e que tem o controle de tudo.
Somente a partir da visão do Cristo vitorioso e glorificado é que João poderá se dirigir e escrever às igrejas, por isto a ele é ordenado para que escreva o que viu, o que é, e o que há de acontecer. (Confira Vs. 12 a 20). Nesta visão há alguns símbolos que ajudam a entender a importância para a Igreja (servos) a visão do Cristo glorificado.
- Sete candeeiros de Ouro – São as sete Igrejas
- Vestes Talares – roupão até os pés ( dignidade e honra)
- Cinta de ouro no Peito – Coração puro
- Cabeça e cabelos brancos como a neve – Ancião em dias ( Dn. 7:9)
- Olhar como chamas de fogo – Luz ao que está oculto, Inteligência
- Os pés como bronze polido – Julgamento
- Vós de muitas águas – Poder e Majestade
- Na mão direita as sete estrelas – Os sete anjos das igrejas
- Da boca uma espada afiada de dois gumes – Julgamento e absolvição
- Seu rosto brilhava como sol em sua força – Justo Juiz
João agora se prepara para através da sua revelação trazer o ALINHAMENTO DA NOIVA .
FIM CAPÍTULO 01
MISSÕES URBANAS - PRIMEIRA PARTE
ESTAR NA CIDADE
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ESTAR DENTRO DA CIDADE
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SERVOS EXEMPLARES
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