terça-feira, 16 de julho de 2019

POR QUE O AMOR DE DEUS EXCEDE TODO O ENTENDIMENTO? 1ª Coríntios 13



        O que Paulo quer nos ensinar quando ele sensivelmente nos brinda com este belo escrito. Talvez você já o saiba de cor, já recitou, cantou e até orou com essas palavras, mas e quanto a sua profundidade, o que ele nos revela, nos ensina nos desafia?! Creio que entre tantas possibilidades discorro aqui um pouco do por quê o amor de Deus excede todo o entendimento. A palavra amor antes do Evangelho era CARISTAS, e seu significado estava relacionado  a um “AMOR PELO MELHOR QUE SE CONHECE”. Esta era a visão e o conhecimento de amor que se conhecia antes do Novo Testamento.
            Com a chegada dos cristãos um novo olhar sobre o que é amor passou a ser apresentada por eles, desafiando e deixando perplexos todas as estruturas daquele tempo. Os cristãos  apossam-se  da Palavra  Amor, mas um  amor não mais caristas, mas agora um amor  AGAPE. Mas talvez você pergunte, Por quê?! Simplesmente porque ele é um AMOR PELA QUALIDADE APONTADA NA CRUZ! Não mais pelo melhor que se conhece mas um “Amor pelos totalmente indignos, que procede de um Deus que é amor”. É um Amor prodigalizado a outros sem que se pense se eles são dignos de recebê-lo ou não”, ele Provém antes da natureza daquele que ama, que de qualquer mérito do ser amado”.
            E qual impacto este amor pode nos trazer e fazer?! Bem, todo Ser humano que experimenta esse amor, mesmo que ainda pecador, é transformado pela linda, única e insubstituível experiência do amor AGAPE.
Desta forma, em certa medida, passamos a Ver os homens como Deus vê, como objetos do amor de Deus, como aqueles por quem Cristo morreu, então suas atitudes para com eles deve ser de Amor (àgape), que o leva  a dar-se. É Praticar o amor que nada busca para si, mas somente o bem da pessoa amada.” Como está escrito em 1 Ts 1:3 – Amor que Abnega – que indica “labuta laboriosa, o trabalho pesado que uma pessoa esta disposta  a realizar por devoção e afeição a outra pessoa.
            Por isto, ao lermos 1ª Coríntios 13 e sermos inundados por tamanho amor, e no Espírito entendemos sua profundidade e abrangência não mais olharemos para o próximo insensivelmente, mas como objeto amado de um Deus cuja sua essência é pura e totalmente o AMOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço visa receber comentários e dúvidas sobre os assuntos propostos neste blog, podendo ou não ser respondido.