sábado, 2 de março de 2019

QUE QUE TEM ,NEM TODO MUNDO FAZ! EU SOU DIFERENTE.


(Jeremias 35)
            Somos chamados por Deus para conhecermos a história dos Recabitas. Este povo cuja sua origem vem de Jonadabe filho de recabe, seu exemplo e ancestral mais importante.
Antes de partir deixou como instrução que “Eles não habitassem em construções, não plantassem vinha, rejeitando assim, todo tipo de vida urbana ou agrária”. Não bebiam nenhum tipo de vinho nem plantavam vinhedos. Portanto eles eram nômades. (Jr: 35:06 a 14).
            Para eles obedecer era uma questão voluntária e principalmente de fidelidade às suas tradições e convicções, demonstrando assim que SIM, é   possível viver e permanecer fiel e obedientes aos seus princípios, sem se importar com o que as outras pessoas estejam fazendo, dizendo ou vivendo.
Jeremias é levado a confrontar o povo a partir deste exemplo com uma linda profecia dada a ele a partir do que ele viu e ouviu dos próprios recabitas.
Deus mostra a partir disto alguns fatores importantes sobre nossa vida de fé e de cristão.
1)    Se os recabitas podem viver dignamente sem abrir mão das suas convicções e princípios (e olha que não são celestiais somente morais), nós como povo de Deus, podemos e devemos viver sobre as convicções e princípios celestiais que nos conduzem a vida.
2)    Se este povo mesmo estando no mundo não cedeu às suas tentações e ainda a partir da sua vida e exemplo influenciou suas gerações para continuarem puras e fieis às suas convicções, nós enquanto povo de Deus que fomos alcançados pelo seu amor e sua graça, também podemos e devemos viver debaixo da dignidade e exemplo da Graça a nós dada por meio de Jesus Cristo que nos convida a sermos e vivermos como Ele e para Ele.
3)    Se eles somente com uma palavra dada como orientação por Jonadabe foram capazes de viver fielmente de geração em geração e ainda influenciar toda a sua descendência, nós precisamos aprender que não é o muito falar, não são os muitos pastores, profetas, conselheiros que fará com que o nosso coração se incline e ouça, viva e obedeça a voz do Senhor e observe o seus mandamentos, mas sim um coração que decide voluntariamente obedecer a voz do seu Senhor indo na contramão da sociedade que por vezes preferem a desobediência a uma vida de obediência.
Assim entendemos que Deus ao nos dar os recabitas como exemplo para o povo de Israel nos tempos de Jeremias, também nos chama a atenção para que entendamos que nem todo mundo segue as massas, nem todo mundo está disposto a viver insanamente fora dos seus princípios morais ou espirituais. Nem todo mundo defende a opinião mais comum. Na verdade, vamos encontrar na carreira cristã muitos, mas muitos mesmos que vão sempre estar prontos a viver e dizer: Que que tem, nem todo mundo faz. Eu sou diferente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço visa receber comentários e dúvidas sobre os assuntos propostos neste blog, podendo ou não ser respondido.