domingo, 5 de agosto de 2018

EXEMPLO DE AMOR



“Amarás o teu próximo como a ti mesmo”
(Lucas 10:27b)

            Amar o próximo é sempre um desafio não é verdade?! Ainda mais amar o nosso inimigo, como é difícil não é mesmo?! No evangelho de Lucas capítulo 10 a partir do versículo 25 Jesus nos conta uma linda história para nos ensinar como é importante amar ao próximo como a nós mesmos. E para isto nos mostra através de um samaritano (Samaritanos eram judeus que se misturaram com outros povos e por isto eram desprezados e considerados inimigos dos Judeus, e também porque eles se juntaram com outros inimigos para não deixarem que o templo de Jerusalém fosse reconstruído). Sabe o que é engraçado nisso tudo? Jesus sabia bem de tudo isto. Segundo a história um homem judeu estava viajando e caiu na mão de bandidos que além de o roubarem bateram ao ponto de quase o deixarem morto. Depois de tudo abandonaram ele a beira da estrada e fugiram. Aí vem o nosso maior exemplo. Por ele passou um sacerdote, ele era conhecedor dos mandamentos sabia da importância de amar o próximo, ele deveria ser exemplo, mas, olhou para aquele homem e passou de longe nem deu bola. O segundo a passar foi um Levita, este é o mantenedor do templo, e também o responsável pelos cânticos no templo de Jerusalém, e como o sacerdote, ele conhecia bem os mandamentos e a importância do amar ao próximo, mas, passou de longe e também não deu bola. Já um terceiro homem que era um Samaritano passou pela mesma estrada e vendo o homem que era judeu e, portanto considerado inimigo tinha tudo para deixá-lo lá ferido, semimorto e jogado a beira da estrada. Mas ele não vacilou nem um pouquinho, parou, tratou dos ferimentos do homem, o colocou no seu animal e o levou a uma pousada e lá pagou a hospedagem e fez mais que isto, deu orientações para que cuidassem daquele homem e que se gastassem qualquer valor a mais quando ele voltasse, ele acertaria o que faltasse.
            Isto é amar o próximo não é verdade?! Aqui está um lindo e maravilhoso exemplo. Jesus perguntou para o ouvinte qual dos três se parece com o próximo do homem?! Ele respondeu o Samaritano. E Jesus dá a seguinte resposta. “ENTÃO VÁ E FAÇA O MESMO!”
            E você que atitude vai tomar?! Siga a orientação de Jesus,

VÁ E FAÇA O MESMO!

PARA REFLETIR: O amor não tem fronteiras, nem cor, nem nacionalidade, nem sexo, se é rico ou pobre, bonito ou feio, ele nem pode ser medido, pois amar é a resposta que damos ao exemplo mais lindo e único de amor a nosso favor e que nos contagia o amor de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço visa receber comentários e dúvidas sobre os assuntos propostos neste blog, podendo ou não ser respondido.