sábado, 17 de fevereiro de 2018

Convivendo com pessoas imperfeitas (1/2)


Estamos todos num mesmo barco, em mar tempestuoso, e devemos uns aos outros uma terrível lealdade. G.K. Chesterton

Pessoas imperfeitas se aproximam de nós. Algumas estão em nossas casas. Outras são colegas de trabalho ou de outros ambientes.
Entre as suas imperfeições estão coisas banais. Falam alto ou baixo demais. Nunca chegam à hora a um compromisso. Às refei- ções, não gostam disto, não gostam daquilo. São excessivamente sensíveis e se magoam com palavras leves. Não têm pudor em contar “vantagens”. Chegam a ser grosseiras, por vezes.
Elas podem nos incomodar com imperfeições estruturais. Podem ser egoístas, como o empresário Pedro. Podem ser temperamentais, como o velho Noé. Podem desconfiar de todos, até de nós, como o cético Tomé. Podem ser exigentes demais, querendo a perfeição dos outros, como o poeta Saulo de Tarso. Mentem, como o nômade Abraão. Ambicionam, como o jovem José, filho de Jacó.
Diante dessas pessoas imperfeitas, levanta-se uma certeza: não podemos permitir que as atitudes que reprovamos nelas se tornem, pelo convívio, as nossas. No entanto, não devemos descartá-las e sair em busca de uma freguesia melhor. Também não devemos arrogantemente nos empenhar em mudá-las. Nosso ideal já foi posto pelo nosso Criador: “ande comigo e seja perfeito” (Gênesis 17.1).
Entendemos a perfeita proposta observando a prática de Jesus Cristo, que viveu segundo o princípio de que devemos fazer pelos outros o que queremos que façam conosco (Mateus 7.12).
Assim, devemos aceitar nossos amigos, como eles são. Não gostamos de ser aceitos? Faremos bem se mantivermos no nosso foco as qualidades dos nossos amigos. Se é para julgar, separemos as virtudes e os defeitos, mas iluminemos as virtudes, que geralmente são em maior número que as falhas. Nossos amigos nos agradecerão. Nós lhes agradeceremos. 
Para ler HOJE na Bíblia: Salmo 90.1-7 e Habacuque 1 a 3
 “SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração”. (Salmo 90.1)

Continua......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço visa receber comentários e dúvidas sobre os assuntos propostos neste blog, podendo ou não ser respondido.