quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

AS MÃOS DE UM SEMEADOR

Introdução:
            Jesus ao pronunciar esta mensagem, Ele queria ter uma visão de quanto do seu ensinamento e a que grau de receptividade estava os que estavam acostumados a ouvi-lo.
            Jesus usa a própria realidade deles da multidão para ver se se reconheciam. Já Jesus, via no semeador um retrato de si mesmo.
A parábola do semeador é uma descrição da maneira como os homens haviam recebido e receberão as sementes da verdade vindas de cima.
O valor da semente era:    1) Boa
                                               2) De uma só qualidade
ERA A PALAVRA DE DEUS
Aqui Jesus faz uma análise dos tipos distintos em que os homens se agrupam perante a verdade. Esta possuía  a virtude de desvendar o caráter mais íntimo de cada homem, assim como a germinação das sementes de trigo no seio de uma campina galileia revelou as diferenças imprevistas que, no começo da primavera, se ocultavam debaixo da face uniforme da terra rastreada. A semente lançada pelo semeador espiritual desnuda os corações; força os homens e declaram-se.
            “A verdade que Jesus semeava, onde quer que passasse, expressava o caráter e a vontade de Deus, e procedia de Deus mesmo, que o inspirava e o autorizara. Era a verdade salvadora cuja acolhida leal e sincera nos corações humanos produziria os melhores frutos na conduta. Levaria àquele ideal de perfeição que Jesus como vosso Pai que está nos céus é perfeito”. (John Mackay)
           
 Vejamos os passos do Semeador:

1) O CAMINHO BATIDO E DURO: (Lucas 8:5)
            Estes são os que “Ouvem a Palavra e não a entendem”. Suas mentes como planícies lisas, onde o inimigo o espírito maligno e que não gosta de pensamentos sérios, a arrebata.
            Este é o Ser humano INDIFERENTE, cuja a rotina ou a prosperidade o  insensibilizou. Ela produz uma crosta impenetrável a toda nova verdade que procura nela entrar. Este está ligado à mesmice, não permite o entusiasmo do novo. São pessoas que estão satisfeitas consigo mesmas. Estão agarradas ao hábito, escravos da rotina, são orgulhosos de suas crenças ou da ausência delas, são pessoas consumidas pelo prazer, não levam nada a sério. Mentem com facilidade, tem os seus corações extremamente endurecidos. Tais pessoas e corações precisam que o arado penetre fundo atravessando e removendo os torrões. “A DOR É O GRANDE DISSOLVENTE DA INDEFERENÇA HUMANA”.
            Onde não passa o arado na primavera, nada colherá a foice no outono.

2) OS PEDREGAIS (Lucas 8:6)
            Estes são os que ouvem a Palavra,  e logo a recebe com alegria: mas não tem raiz em si mesmo, antes de pouca duração. Ao primeiro sinal de lutas por causa da Palavra se ofendem.
            Este é o Ser Humano LEVIANO:  recebe de imediato, ou para mudar seu foco de interesse ou para agradar quem a anunciou, ou pela novidade da ideia, ele não permite uma avaliação ou meditação serena , não dá tempo para que a veracidade dela seja devidamente comprovada, logo se lança tornando-se um partidário fervoroso de um novo modo de pensar e agir. Ele geralmente não calculou o preço da sua nova profissão de fé de seu novo modo de enfrentar a vida.
            Estes ao perceberem que o verdadeiro seguidor de Jesus é aquele que leva uma cruz, não de ouro ou de prata pendente no pescoço, mas gravada a fronte pelo ferro candente das circunstâncias que põem à prova a sinceridade de todos os discípulos, o seu vigor enfraquece. VEJA O EXEMPLO DO JOVEM RICO!
            Quem já encontrou no Cristianismo não uma teoria mas uma vida, achará nas lutas da existência uma força amiga que temperará o seu caráter!
3) OS ESPINHOS ( Lucas 8:7)
            Estes são aqueles que, devido aos cuidados deste mundo, as riquezas, sufocaram a Palavra e se tornaram infrutíferos.
            Nos dos primeiros foram as forças externas, neste caso é a força interna que não permite que a semeadura fosse bem sucedida.
            Esses são seres humanos de DUPLA PERSONALIDADE – Aqui visualizamos claramente uma batalha cruel entre o Reino de Deus e os seus interesses. Não é que tenha faltado atenção, ou apreço pela verdade, o problema aqui está na falta de sinceridade e consagração exclusiva para o Reino de Deus. Viver com Jesus está entre todos os outros interesses comuns. É como se fosse mais um em meio a tantos.
            O problema é que mediante a esta luta, os espinhos vão sufocando, e os cardos humamos como egoísmo, a sedução das riquezas, a ambição em outras coisas acabam por matar a semente plantada.
            Jesus ao afirmar que os cuidados do mundo a sufocam e matam está nos dizendo que nossas preocupações pelo bem- estar -social, colocado acima do Reino de Deus tornam-se a tragédia da nossa alma.
            “Quando  a preocupação não se limita e vai além do seu bem estar, nos fazendo desejar desesperadamente reunir fortuna, andar atrás de luxo, do prestígio e do poder, o idealismo cristão dificilmente florescerá na nossa alma”.  
            Quando enfim chegar o momento de escolha entre Cristo e as riquezas há de ser ter o seguinte entendimento: Seguir a Jesus nos desafia a lutar contra nós mesmos e nossos desejos, enquanto que se desejarmos as riquezas e os prazeres do mundo, nada há de nos atrapalhar afinal esta é a essência humana que vive escrava do pecado.

3) A TERRA BOA ( Lucas 8:8)

            Este é aquele que recebe e corresponde com sua fé aos esforços do semeador, este a seu tempo produz e produz em abundância. As qualidades não achadas nos outros solos são percebidas aqui. Terra fofa, limpa, profunda, o arado ao passar rasga suas entranhas e revolve, não havia lugar impenetrável nela. Este é o ser humano que em resposta ao trabalho e investimento do semeador esforçasse para transformar em viçosas plantas a semente a ele confiado.
            Este está sempre de mente e coração abertos para ideias, este pensa, analisa, reflete e ao descobrir que aquela ideia ou proposta passada é de importância eterna e única, todas as demais coisas são colocadas em segundo plano dando lugar a sua busca pelo Reino de Deus que lhe foi apresentado.
            Este é o homem de UMA SÓ PAIXÃO. Este é aquele que ao cair a semente ( a Palavra de Deus) no seu coração, a conserva de forma honesta e boa, dando fruto com perseverança. Este é o verdadeiro discípulo de Cristo, pois ele dá atenção à palavra, recebe-a, medita nela e vê nela a sua importância, a retêm no coração. Lucas afirma que é um homem honrado e bom. Isto quer dizer “UM CAVALHEIRO PERFEITO”. Em outras palavras, este é aquele que merece ser chamado verdadeiramente de cristão, pois ele atenta com seriedade para as palavras de Jesus, que medita serenamente no coração, e que se decide a identificar todos os interesses com a causa do Reino que aquelas palavras preconizam.
            “E aqui está o segredo da terra boa, este é o discípulo que ao seu tempo produz frutos tão nobres e bons quanto ele mesmo”. Este é o verdadeiro cristão.
             Brand, um pastor Norueguês dizia:
                        O que nos falta é um cristão, um cristão em cada cidade, em cada lugar, em cada casa, que siga o bom caminho. É o mesmo que dizer: Um cristão que nos lembre Cristo, cuja fidelidade o leve, se necessário, a uma cruz”.
            Saiu o Semeador a semear e pelo caminho tipos e mais tipos de terrenos serão encontrados, que tipo de terreno seu coração pode ser identificado?! Jesus e o mundo carecem de CAVALHEIROS PERFEITOS, cuja vida se preciso for, estará disposta se necessário a ir para a cruz!

Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço visa receber comentários e dúvidas sobre os assuntos propostos neste blog, podendo ou não ser respondido.